-INFORMATIVOS
Manga é benéfica para o controle do diabetes
Fibra encontrada na fruta retardar a absorção de glicose, diz estudo
Uma pesquisa realizada pela Universidade de São
Paulo (USP) constatou que a manga é um excelente coadjuvante no tratamento do
diabetes e pode ser incorporada de forma simples e prática na alimentação do
dia a dia. Apesar de a fruta ser saborosa, rica em vitamina C e betacaroteno
(precursor da vitamina A), foram as grandes quantidades de fibras,
particularmente a pectina, que despertaram interesse da equipe da Esalq em
estudá-la mais detalhadamente.
A pectina é uma fibra solúvel que, como todas, pode
apresentar efeito hipoglicemiante (reduz a glicose) por retardar a digestão de
amido e outros polissacarídeos, processo que leva à liberação da glicose no
estômago para o intestino e a absorção mais lenta pelo organismo, evitando que
seus níveis se elevem de modo muito rápido e intenso no sangue. Na pesquisa,
foram analisados dois grupos de diabéticos. Um grupo recebeu uma dieta contendo
5% de manga e o outro recebeu uma dieta sem a fruta, mas com alimentos que
controlam a doença.
A cada 15 dias, o sangue de todos era coletado para
determinação de glicose sanguínea e glicogênio hepático. Ao final da pesquisa,
a glicemia chegou ao nível de 107mg/dl nos pacientes que receberam a manga,
enquanto naqueles que receberam a dieta-convencional manteve-se o nível de
glicose em 330mg/dl.
Os pesquisadores explicam que os pacientes que
receberam manga na dieta apresentaram o nível de glicogênio 64% maior do que
aqueles alimentados com a dieta-controle, o que é excelente, já que o ideal é
que a maior parte da glicose absorvida não seja utilizada imediatamente e sim
que seja armazenada no fígado sob a forma de glicogênio.
A manga pode ser consumida in natura ou em
sorvetes, sucos, saladas e outras refeições, mas deve-se prestar atenção na
dieta, afinal ela também é rica em calorias.
Autor: Imprensa
Fonte: Minha Vida
|